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Relações entre a aquisição de concordância verbal e o uso de advérbios

Processo: 07/58976-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Juanito Ornelas de Avelar
Beneficiário:Tercio Campos Polli
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adverbios | Aquisicao De Morfossintaxe | Concordancia | Sintaxe | Verbos

Resumo

Este projeto de pesquisa intitula-se Relações entre a aquisição de concordância verbal e o uso de advérbios e tem como objetivo investigar se a aquisição de advérbios por crianças adquirindo o português brasileiro como língua nativa ocorre simultaneamente ao período de aquisição de concordância verbal ou se seria posterior a este. Esta pesquisa será realizada a partir da análise de gravações (já realizadas) da fala de, pelo menos, dez crianças diferentes, mas de um mesmo estado do Brasil, sendo que, de cada criança, serão investigadas gravações de momentos diferentes de suas idades (gravações feitas a cada seis meses de idade, partindo de um ano e meio até os quatro anos de idade). As atividades para o desenvolvimento desta pesquisa serão distribuídas entre 04 (quatro) semestres consecutivos, a partir do primeiro semestre de 2008. O quadro teórico escolhido para a realização deste trabalho descritivo é o da Gramática Gerativa, mais especificamente a Teoria de Princípios e Parâmetros, incluindo suas modificações pelo Programa Minimalista de Chomsky (1993) Há pouquíssimos trabalhos sobre a aquisição de concordância verbal e sobre a aquisição de advérbios por crianças que estão adquirindo o português brasileiro. Cito um de rainha própria autoria (Polli, no prelo) e um de Probst (no prelo). Contudo, nenhum deles discorre sobre a possível relação entre a aquisição de advérbios e a concordância verbal. Além disso, este tipo de pesquisa encontra justificativa também por razões teóricas: pode proporcionar aos lingüistas uma maior compreensão da natureza do conhecimento que consiste na Gramática Universal inerente à faculdade da linguagem, exclusiva dos seres humanos. (AU)

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