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Aspectos positivos e normativos da concepção de educação de Émile Durkheim

Processo: 03/01596-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Maria Helena Oliva Augusto
Beneficiário:Raquel Andrade Weiss
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria sociológica   Moral   Ética normativa   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Durkheim | Educacao | Moral | Teoria Sociologica

Resumo

A pesquisa proposta neste projeto tem como objetivo de estudo a noção de educação formulada por Émile Durkheim. A hipótese de trabalho a ser adotada é a de que sua noção de educação é composta de elementos normativos e positivos. Os elementos normativos são referentes às suas proposições pedagógicas e os elementos positivos são referentes as suas proposições sociológicas. A escolha desse tema tem como motivação o fato de este ser um ponto central em sua obra e de ter sido ainda pouco explorado pela literatura especializada. (AU)

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