Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo de segmento do desempenho intelectual de crianças contaminadas por chumbo

Processo: 06/60018-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Tânia Gracy Martins do Valle
Beneficiário:Maiara Medeiros Brum
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Intoxicação por chumbo   Estudos longitudinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Intelectual | Contaminacao Infantil | Desenvolvimento Infantil | Estudo Longitudinal | Intoxicacao Por Chumbo | Wisc

Resumo

Este estudo pretende reavaliar o desenvolvimento intelectual de crianças com contaminação comprovada por chumbo, passados quatro anos da primeira avaliação. Em 2002 estas crianças foram contaminadas acidentalmente e avaliadas com a utilização da Escala Wechesler de inteligência-WISC III, focalizando: inteligência verbal, inteligência em execução e inteligência total Estas receberam tratamento médico específico, entretanto parte delas não obtiveram queda da concentração de chumbo, apresentando ainda níveis superiores a 10mg/dl de sangue (limite estipulado pela Organização Mundial de Saúde como aceitável para o organismo infantil}. Neste momento as crianças serão reavaliadas com o mesmo instrumento de medida: WISC III. Este estudo será realizado na cidade de Bauru, com 20 participantes com idades de 6 a 10 anos. Divididos em 2 grupos: G1 - 10 crianças com índice atual de contaminação por chumbo no sangue superior a 10mg/dl; e G2 - 10 crianças com índice atual de contaminação por chumbo inferior a 10mg/dl. A descrição e análise dos resultados serão feitas a partir da identificação das áreas em defasagem, comparando-os com o desempenho intelectual focalizando: inteligência verbal, de execução, total e os diferentes aspectos da inteligência: compreensão verbal, organização perceptual, ausência de distracbilidade e velocidade de processamento de informação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)