Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigação sobre saberes e práticas docentes no ensino da localidade, em 3.a e 4.a series do ensino fundamental (áreas de História, Geografia e Ciências) em Ipeuna-SP

Processo: 01/11841-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosângela Doin de Almeida
Beneficiário:Paulo Estevao Bueno de Camargo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ensino fundamental   Saberes docentes   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlas Municipais Escolares | Ensino De Mapas | Formacao De Professores | Representacoes Graficas | Saberes Docentes

Resumo

Esta pesquisa está vinculada a um projeto mais abrangente, que visa propor orientações curriculares para a formação de professores no ensino do espaço local (áreas de História, Geografia e Ciências). Em pesquisa anterior, professores do ensino fundamental elaboraram um Atlas municipal por meio de uma pesquisa em colaboração. O caráter inovador desse Atlas e os pressupostos teóricos a respeito dos saberes e das práticas docentes (e suas relações com os saberes científicos) são imperativos que justificam a necessidade desta investigação, que, a partir de procedimentos etnográficos, pretende iluminar como professores de 3ª e 4ª séries da rede pública de Ipeúna, vinculados ao projeto, estabelecem novos saberes e práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)