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Sobre a relação entre o modo de abordar a fala e a posição do clinico de linguagem

Processo: 04/15292-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Lúcia Maria Guimarães Arantes
Beneficiário:Mirela Cassano Battaglia
Instituição Sede: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Transtornos do desenvolvimento da linguagem   Pragmática   Análise do discurso   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Linguagem | Fonoaudiologia | Patologia Da Linguagem | Retardo De Linguagem | Terapia De Linguagem

Resumo

O objetivo deste projeto é realizar um levantamento bibliográfico acerca dos trabalhos que lidam com a fala das crianças com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (DGD) e a partir de uma leitura crítica desse material, discutir o modo como a fala é abordada e qual a concepção de linguagem dos autores que tratam esse tema. Pretende-se com isso empreender uma discussão acerca do modo como a abordagem da fala determina a atividade clínica e a posição do terapeuta de linguagem. Portanto, será resenhado material bibliográfico em que sessões terapêuticas são apresentadas e discutidas. Em seguida, pretendemos a partir da leitura de sessões clínicas relativas ao atendimento de crianças autistas e psicóticas, realizados na DERDIC pela orientadora desta pesquisa, buscar a partir da perspectiva teórica descrita no projeto, uma possibilidade alternativa de abordar a fala dessas crianças. O foco específico, dessa segunda etapa, refere-se ao efeito da fala do paciente na escuta do clínico e vice-versa. Cada uma das pesquisadoras deverá se responsabilizar por tarefas distintas, que envolve inicialmente buscar o modo como a fala desses pacientes é abordada em campos clínicos e não clínicos, assim, pretendo realizar um levantamento sobre os trabalhos de natureza clínica, enquanto Karen F. Cabette, co-autora deste projeto, focalizará os campos não clínicos como a Análise do Discurso, a Pragmática e a Patologia de Linguagem. A leitura relacionada à perspectiva teórica que subsidia essa reflexão será realizada por ambas. (AU)

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