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Grau de satisfação do usuário de próteses auditivas: um estudo em adultos e idosos

Processo: 03/13867-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Helga Calheiros Amador
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Implante da cóclea   Limiar auditivo   Audição   Inquéritos e questionários   Linguagem   Consentimento esclarecido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao | Auxiliares Da Audicao | Limiar Auditivo

Resumo

A audição é o principal meio para o estabelecimento de uma comunicação facilitada e eficaz, é por seu intermédio que o homem concretiza o pensamento e expressa suas ideias, por meio da linguagem falada. A perda auditiva afeta o indivíduo, originando problemas psicossociais, fisiológicos e psicológicos distintos. O objetivo deste trabalho é realizar avaliação subjetivado grau de satisfação do usuário de próteses Auditivas, obtidas por intermédio de doações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), verificando se as respostas diferem quanto ao sexo; faixa-etária e grau da perda auditiva. Serão avaliadas cinquenta pacientes de ambos os sexos que receberam suas próteses, de 2001 a 2003. Serão levados em consideração os seguintes critérios para a seleção dos sujeitos: 1) Pacientes com grau de perdida de leve a severa. 2) Serem usuários de prótese auditiva há pelo menos três meses. 3) Terem adaptação binaural. 4) terem idade maior ou igual a dezoito anos. Será aplicado o questionário de auto-avaliação SADL - Satisfaction With Amplification in Daily Life, instrumento desenvolvido por COX & ALEXANDER (1999) e traduzido por RODRIGUES & RUSSO (2002), este questionário foi desenvolvido a fim de quantificar o grau de satisfação com o uso de próteses auditivas e mostrar a representação desta satisfação em quatro categorias: Efeitos Positivos, Serviço e Custo, Fatores Negativos e Imagem Social. Será entregue para cada paciente uma carta de informação e um termo de consentimento. (AU)

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