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Avaliação do conhecimento relacionado ao assoalho pélvico e de sua função entre mulheres participantes de um grupo educativo

Processo: 09/52771-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Cristine Homsi Jorge
Beneficiário:Mônica Pitanguy Júlio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da mulher   Fisioterapia   Reabilitação   Assoalho pélvico   Material didático   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assoalho Pelvico | Atividade Educativa | Exercicios | Fisioterapia | Saude Da Mulher

Resumo

O assoalho pélvico (AP) é uma estrutura complexa, com componentes passivos e ativos, formando a base pélvica. Apesar do grande interesse clínico na função do assoalho pélvico feminino, há uma falta de dados a respeito do conhecimento das mulheres adultas, com relação ao papel fisiológico do assoalho pélvico e a capacidade de contrair seus músculos voluntariamente. É importante que a mulher receba informações sobre as funções do assoalho pélvico e suas disfunções. A avaliação de estratégias usadas na realização de atividade educativa voltada ao assoalho pélvico feminino parece essencial no estabelecimento de modelos de atividades preventivas e de reabilitação a serem agregados na assistência primária e secundária à saúde da mulher. Esta pesquisa tem como objetivos avaliar e comparar o conhecimento de mulheres, que fazem parte de um grupo educativo, sobre o assoalho pélvico, com aquelas que não fazem parte, avaliar a função dos MAP antes e após a participação das mulheres no grupo educativo e avaliar os materiais didáticos utilizados como ferramenta de ensino e aprendizado entre as participantes. As pacientes serão entrevistadas em relação às funções e disfunções dos MAP, opções de tratamento, relato de perda urinária e especificamente sobre a fisioterapia e os exercícios para o treinamento dos MAP. Elas terão os MAP avaliados, antes de iniciarem o programa educativo e após o termino do mesmo. As mulheres que fizeram parte do grupo educativo responderão às questões que incluem a satisfação com a atividade educativa, críticas e sugestões de como melhorá-la e avaliação sobre a utilidade dos materiais didáticos utilizados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, ROBERTA LEOPOLDINO; BO, KARI; ANTONIO, FLAVIA IGNACIO; DRIUSSO, PATRICIA; LEMES MATEUS-VASCONCELOS, ELAINE CRISTINE; RAMOS, SALVADOR; JULIO, MONICA PITANGUY; JORGE FERREIRA, CRISTINE HOMSI. An education program about pelvic floor muscles improved women's knowledge but not pelvic floor muscle function, urinary incontinence or sexual function: a randomised trial. JOURNAL OF PHYSIOTHERAPY, v. 64, n. 2, p. 91-96, . (09/52771-5)
DE ANDRADE, ROBERTA LEOPOLDINO; BO, KARI; ANTONIO, FLAVIA IGNACIO; DRIUSSO, PATRICIA; LEMES MATEUS-VASCONCELOS, ELAINE CRISTINE; RAMOS, SALVADOR; JULIO, MONICA PITANGUY; JORGE FERREIRA, CRISTINE HOMSI. An education program about pelvic floor muscles improved women's knowledge but not pelvic floor muscle function, urinary incontinence or sexual function: a randomised trial. JOURNAL OF PHYSIOTHERAPY, v. 64, n. 2, p. 6-pg., . (09/52771-5)