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Educação ambiental e sociedade: contribuição para uma perspectiva crítica

Processo: 09/14061-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sandro Tonso
Beneficiário:Thiago D'Agosta Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Desenvolvimento sustentável   Práticas pedagógicas   Transformações sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Sustentável | Educação Ambiental Crítica | Educação Ambiental e Sociedade | Educação Ambiental

Resumo

Considerando a Educação Ambiental (EA) como uma resposta à crise ambiental, o presente projeto visa analisar a dimensão política na prática pedagógica da educação ambiental, redimensionando a perspectiva analítica ao considerar a relação entre Educação, Natureza e Sociedade. Nessa perspectiva, espera-se desvelar os valores, interesses e as relações de dominação que envolvem a educação ambiental através da análise do conceito de desenvolvimento sustentável, no qual, se assentam diversas vertentes da EA, desde as mais conservadoras às mais críticas, pois, entende-se que a EA não é neutra e pode tanto ser um instrumento de manutenção do status quo, quanto de mudança nas relações sociais. A partir desta concepção, o projeto visa responder se a educação ambiental é capaz de provocar a transformação social. (AU)

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