Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso sustentado de abelhas polinizadoras do gênero Xylocopa (Apidae, Hymenoptera) em cultivos de maracujá no interior do estado de São Paulo

Processo: 08/54100-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Isabel Alves dos Santos
Beneficiário:Paola Marchi Cabral
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservacao Da Biodiversidade | Mamangava | Manejo Dirigido | Nidificacao | Passiflora | Taxa De Frutificacao

Resumo

Apesar do conhecimento da importância das abelhas do gênero Xylocopa (Apidae) nos cultivos de maracujá, Passiflora edulis Sims, a prática da polinização manual está sendo incorporada à tecnologia de produção devido à escassez desses polinizadores. A utilização dos serviços de polinização dessas abelhas através de um manejo, bem como os procedimentos para possibilitar sua presença constante nas áreas agrícolas ainda não são disseminados e requerem estudos mais aplicados. Este estudo tem o objetivo de utilizar as informações bionômicas das espécies de Xylocopa no intuito de aumentar suas populações nas áreas de cultivo e, conseqüentemente, a produção de frutos. A avaliação dos principais fatores que influenciam a atividade desses polinizadores será realizada em dois sítios nos municípios de Cosmópolis e Itu que cultivam maracujá com certificação orgânica. As espécies de Xylocopa que ocorrem na região serão identificadas e serão observados o período de nidificação, o tamanho das abelhas em relação às flores de maracujá e as plantas que oferecem recursos alimentares para as abelhas. Em cada área também será realizado um monitoramento durante dois anos das taxas de frutificação sob polinização natural e manual. As características dos frutos resultantes destes tratamentos serão analisadas periodicamente. Estes resultados serão correlacionados com o incremento dessas abelhas através da instalação de ninhos-armadilha de bambu próximos aos cultivos. As áreas de estudo serão comparadas principalmente em relação à diversidade e abundância de plantas no entorno dos cultivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAOLA MARCHI; ISABEL ALVES-DOS-SANTOS. As abelhas do gênero Xylocopa Latreille (Xylocopini, Apidae) do Estado de São Paulo, Brasil. Biota Neotropica, v. 13, n. 2, p. 249-269, . (08/54100-8)