Busca avançada
Ano de início
Entree

A efetividade nas condicoes de ensino e suas implicacoes na relacao sujeito-objeto.

Processo: 02/12198-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Daniela Cavani Falcin
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Mediação   Afetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afetividade | Ensino | Mediacao | Relacao Sujeito Objeto

Resumo

Estudos recentes, baseados na abordagem Histórico - Cultural, vêm defendendo a presença do afeto nas relações de ensino, demonstrando ser possível identificar e prever condições afetivas favoráveis que facilitam a aprendizagem. No entanto, a questão da afetividade não se restringe apenas às relações professor - aluno, mas, envolve, também, as chamadas condições de ensino, planejadas e desenvolvidas pelo professor. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre as decisões pedagógicas tomadas pelo docente no ensino e os possíveis efeitos destas na futura interação afetiva (prazerosa ou aversiva, nos seus extremos) que se estabelece entre o sujeito (aluno) e o objeto de conhecimento (conteúdos escolares). Para isso, serão realizadas entrevistas recorrentes com alunos que estejam cursando ou tenham terminado o 3º Colegial. Com base nas informações obtidas, pretende-se contribuir para o aprofundamento da questão da afetividade no contexto escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)