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Cobertura do transporte aéreo no Brasil: quantificação, análise evolutiva e identificação dos determinantes

Processo: 07/51846-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Tiago Fernandes Gondim Costa
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13078-6 - NECTAR - Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo, AP.JP
Assunto(s):Aviação   Aeroportos   Empresas aéreas   Regulação econômica   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroportos | Cobertura Aerea | Concentracao | Infra Estrutura Aeroportuaria | Modelos Matematicos | Regulacao Economica

Resumo

A aviação comercial brasileira vem sendo discutida intensamente nos últimos tempos, por causa do chamado "apagão aéreo" e de suas conseqüências danosas para a economia do país, entretanto para entender completamente este problema devemos analisar os fatores que levaram ao aparecimento do mesmo. Um destes fatores é o constante aumento da concentração da cobertura aérea e conseqüente deterioração, fazendo com que apenas poucos aeroportos concentrem a maior parte das operações. Este trabalho visa estudar este grau de concentração ou "hubinização" da malha aeroviária brasileira, analisando quais os fatores relevantes que levaram a este fenômeno e o impacto disso sobre a infra-estrutura aeroportuária, sobre as companhias aéreas e principalmente sobre a população. Tentaremos mensurar a concentração através de indicadores de cobertura territorial juntamente com dados obtidos do HOTRAN e relacioná-la com as mesorregiões do IBGE, identificando assim oportunidades de negócios com a descoberta de mercados subutilizados e soluções para aqueles mercados que se encontram super-utilizados. Também serão discutidas soluções para se "flexibilizar" a infra-estrutura e o espaço aéreo para ampliar e agilizar investimentos. (AU)

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