Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do servico de orientacao profissional: perspectiva dos ex-estagiarios

Processo: 09/54258-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Wadson do Carmo Alonso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação vocacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Da Intervencao | Orientacao Profissional | Psicologia | Servico Escola

Resumo

Considerando a importância da avaliação de serviços psicológicos oferecidos à população, o presente estudo tem como objetivo avaliar a intervenção em Orientação Profissional desenvolvida na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Este projeto objetiva avaliar o atendimento na visão dos ex-estagiários, do período de 2001 a 2006, e, ao mesmo tempo analisar a inserção profissional de egressos do curso de Psicologia. Serão enviados a todos os ex-estagiários (cerca de 100), pelo correio e/ou por e-mail, uma Carta Explicativa sobre a pesquisa, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário e um envelope pré-franqueado. Será utilizado o questionário construído por Fraga, que tem como base o sistema proposto por French, Hiebert e Bezanzon contemplando três dimensões de análise (inputs, processes e Woutputs). Ele contém questões abertas e fechadas (escalas do Tipo Likert de 5 pontos) que visam avaliar, as condições oferecidas pelo serviço (inputs); os processos que contribuem para o amadurecimento da escolha profissional (atividades desenvolvidas, a interação com o psicólogo-estagiário, as atividades complementares, a assiduidade, o grau de importância dos temas trabalhados); e os resultados obtidos com a orientação profissional (outputs). As questões abertas serão tratadas qualitativamente e as questões fechadas serão analisadas quantitativamente através da estatística descritiva e Teste do Qui-quadrado. Serão feitas comparações entre as respostas ex-estagiários com as dos ex-clientes, objeto de outra investigação desenvolvida com bolsa de iniciação científica e Auxílio FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)