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Os Conceitos de Moral e Ética na Atuação do Psicólogo: a influência do ambiente acadêmico na construção desse saber/fazer em estudantes de Psicologia

Processo: 08/04522-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Patrícia Unger Raphael Bataglia
Beneficiário:Marcia Regina Bortolanza
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moral   Ética profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente academico | Ética profissional | moral | Formação do Psicólogo

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como tema a influência do ambiente acadêmico na construção do conceito de moral e ética em alunos de psicologia. O ambiente acadêmico inclui as atividades curriculares (grade de disciplinas), semi-curriculares (como monitorias, atividades de pesquisa e projetos de iniciação científica) e extra-curriculares (grupos realizados na universidade com caráter artístico, político, estudo de temas sociais etc.). Este ambiente deve proporcionar ao graduando oportunidades de assunção de responsabilidades e reflexão dirigida para que o aluno possa gradativamente tornar-se capaz de perceber que sua atuação profissional pressupõe não apenas o conhecimento de regras, mas principalmente a consciência a respeito de seus valores e a reflexão a respeito destes valores visando uma atuação que tenha o ser humano como fim em si mesmo. O projeto será realizado em uma universidade privada de São Paulo e terá como sujeitos os alunos de primeiro e quinto anos do curso de psicologia. Serão aplicados um questionário de avaliação do ambiente acadêmico (Origin_u) e outro instrumento a respeito dos conceitos de moral e ética. Ambos serão avaliados qualitativamente e os dados serão relacionados. O objetivo é verificar se os conceitos de moral e ética na atuação do psicólogo variam entre o primeiro e quinto anos do curso. Será avaliado se os alunos ampliam seus conceitos iniciais em hipótese ligados ao senso comum para conceitos mais relacionados à autonomia, não convencionalismo e justiça.

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