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CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: Novas tecnologias associadas à educação

Processo: 09/15965-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Spazziani
Beneficiário:Tiago Bodê
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Experimentação   Jogos de computador   Ensino de ciências   Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | ensino de ciencias | experimentação | Games | Jogos Digitais educativos | Tecnologias em educação | Tecnologias em Educação

Resumo

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: Novas tecnologias associadas à educaçãoRESUMOO ensino de ciências está inserido dentro de um modelo tradicional de aprendizagem que considera prioritariamente o acúmulo quantitativo de informações. Este modelo tem sido utilizado como padrão na nossa sociedade e na maioria das vezes não condiz com uma prática de ensino devidamente efetiva (POSSOBOM, 2009). Considerando esta situação e estudos que destacam que as metodologias mais efetivas para a construção de conceitos científicos incluem atividades experimentais (FRACALANZA; AMARAL; GOUVEIA, 1986), de forma a envolver alunos para a busca de soluções de hipóteses para questões colocadas, bem como a compreensão e reflexão dos conceitos abordados dentro da temática, propomos o referido estudo. A experimentação, que não precisa ser realizada necessariamente dentro de um laboratório, quando associada a elementos tecnológicos como jogos digitais apresenta uma alternativa de grande potencialidade para o ensino de ciências. Dessa forma, o objetivo deste estudo é elaborar e analisar a eficácia de jogos digitais educativos utilizados como metodologia para o ensino de ciências enfatizando as práticas de experimentação científica. Para tanto, realizaremos um estudo do conteúdo encontrado nas Propostas Curriculares das escolas brasileiras para o ensino de Ciências e adequação de alguns temas na construção de jogos digitais, com ênfase em procedimentos experimentais. Também esta prevista a avaliação do referido jogo em relação à aprendizagem de alunos da educação básica.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Jogos Digitais; Tecnologias em educação; Experimentação; Educação Básica.

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