Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das concepções sobre aranhas no ensino fundamental e médio: uma investigação da relação homem-animal

Processo: 09/00184-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Spazziani
Beneficiário:Douglas Donizeti de Souza
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Pesquisa qualitativa   Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Educação Básica | Ensino de Zoologia | Pesquisa Qualitativa | Psicologia Histórico Cultural | Ensino de Biologia/Ciências

Resumo

Estudos sobre concepções têm sido incentivados como forma de promover uma educação escolar mais efetiva e realmente compromissada com a aquisição de outras posturas e idéias frente ao contexto da vida cotidiana. Nesse sentido, este projeto pretende identificar e analisar as concepções de alunos, professores e dos livros didáticos sobre a relação homem-aranha, em vista das pré-concepções e estigmas que cercam este tema. Os princípios da educação ambiental crítica aliados aos conhecimentos atuais da biologia evolutiva trazem contribuições importantes no contexto do estudo, e alicerçarão os fundamentos de analise dos dados encontrados. Estes dados serão coletados junto: a) aos professores de Ciências e de Biologia de escolas da cidade de Botucatu; b) a alunos do ensino fundamental (ciclo II) e ensino médio; e c) aos livros didáticos endereçados a Ciências e Biologia dos últimos 30 anos. Os dados serão analisados na perspectiva da pesquisa qualitativa, tendo-se em vista os diferentes materiais para a construção dos dados da pesquisa (questionários, observações e entrevistas). Esse procedimento combina e entrecruza os diferentes e variados pontos de vista conseguidos por meio das coletas de dados. Os resultados do estudo deverão ser utilizados como referência para o diagnóstico das concepções sobre o tema das comunidades pesquisadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)