Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocompósitos de elastômeros de óxido de etileno e argila e sua aplicação como eletrólito em células solares

Processo: 05/56627-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Flávia Nogueira
Beneficiário:Bruno Leiri Ito
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Células solares   Nanocompósitos   Dióxido de titânio

Resumo

AS células fotoeletroquímicas de TiO2 nanocristalino sensibilizadas por corante surgiram há aproximadamente uma década como uma alternativa promissora, barata e de grande potencial em comparação as células de silício. Estas células apresentam uma eficiência de conversão de ~ 10%. Entretanto, a utilização de eletrólitos líquidos nestes dispositivos é uma desvantagem, pois apresentam alto risco de vazamento, aumentam os custos de produção e restringem a aplicabilidade das células solares já que limitam o formato dos dispositivos. Para minimizar estes problemas, eletrólitos poliméricos têm sido estudados como uma opção viável à substituição de eletrólitos líquidos devido a sua condutividade iônica associada a uma propriedade mecânica favorável e fácil manuseio. Entretanto, os eletrólitos poliméricos apresentam uma condutividade iônica significativamente inferior à dos eletrólitos líquidos, o que gera uma perda na eficiência dos dispositivos. Deste modo, a proposta para este trabalho consiste na preparação e caracterização de novo eletrólito polimérico de nanocompósito baseado no copolímero poli(óxido de etileno-co-epicloridrina) e em argila montimorilonita modificada com o plastificante gama-butirolocatona e sua aplicação em células fotoeletroquímicas de TiO2/corante. Serão preparados e caracterizados nanocompósitos com três tipos de argila comercial, Viscogel® ED2 e Viscogel® B7 e Viscogel® S7. Os materiais serão caracterizados por TEM, DRX, DSC e TGA. Os dispositivos serão caracterizados por medidas de corrente-potencial (claro/escuro) e medidas de conversão de fótons incidentes em eletricidade (IPCE). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNO IEIRI ITO; JILIAN NEI DE FREITAS; MARCO-AURELIO DE PAOLI; ANA FLÁVIA NOGUEIRA. Application of a composite polymer electrolyte based on montmorillonite in dye-sensitized solar cells. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 19, n. 4, p. 688-696, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.