Busca avançada
Ano de início
Entree

O fotojornalismo na cobertura de guerra: mediação e diversidade cultural nas capas de jornais diários

Processo: 05/55347-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Luciano Guimarães
Beneficiário:Danielle Ribeiro de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mediação cultural   Fotojornalismo   Jornais   Guerra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capas De Jornal | Cobertura De Guerra | Fotojornalismo | Jornalismo Internacional | Jornalismo Visual | Mediacao Cultural

Resumo

Este projeto propõe uma pesquisa que investigue o fotojornalismo na cobertura de guerra a partir do levantamento, análise e comparação de capas de jornais diários do mundo publicadas durante a Guerra do Iraque (2003), com o objetivo de compreender a relevância da presença da diversidade cultural na mediação promovida pela publicação de imagens técnicas (fotografias) dentro do processo de globalização do jornalismo. O presente estudo parte da hipótese de que o fotojornalismo de guerra vem priorizando de forma exacerbada imagens de agências, por vezes sensacionalistas, em detrimento da funcionalidade da foto e que, diante disso, há prejuízo na individualidade cultural e estética das diversas regiões do mundo. Como objetivos específicos pretende-se 1) detectar a participação e a importância que cada cultura tem na construção da informação fotográfica publicada na capa do jornal, observando a valoração da estética ou da informação na composição das fotos de guerra, 2) compreender como o domínio do mercado informacional pelas agências de notícias pode reduzir, ressaltar ou padronizar as informações contidas em fotos de guerra e minimizar os aspectos culturais locais, 3) chegar a uma amostragem padrão dos veículos analisados (tipologia), 4) diferenciar e comparar a mediação de cada periódico na construção da informação em cada uma das capas analisadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)