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Bach, o mestre de esgrima, sob diferentes olhares. (uma analise comparativa de duas edicoes das suites para violoncelo solo).

Processo: 05/03477-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Esdras Rodrigues Silva
Beneficiário:Sabrina Passarelli
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Violoncelo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bach | Escola Moderna Tradicional | Interpretacao Historica | Violoncelo | Violoncelo

Resumo

Com enfoque no violoncelo, compararemos de forma analítica duas importantes edições das Suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach, Bach: “The Fencing Master” (Bach: “O Mestre da Esgrima”)* de Anner Bylsma, que contém versão de performance da obra, com a edição de Pierre Fournier, contrapondo assim duas diferentes visões sobre sua interpretação.A tese de Bylsma expõe algumas idéias sobre a interpretação histórica e analisa detalhadamente o manuscrito-cópia de Anna Magdalena Bach, segunda esposa do compositor, defendido por Bylsma como o manuscrito mais autêntico e confiável dessa obra (dos quatro existentes), pois o original de Johann Sebastian Bach nunca foi encontrado. Segundo Bylsma, esse manuscrito é o mais rico em articulações e ligaduras ocorrentes na música de Bach.Sua análise abrange de forma minuciosa expressões de fraseados, progressões harmônicas, ligaduras de notas, elementos composicionais e contexto histórico, além de levar em consideração princípios de retórica musical, pensamento estético-filosófico vigente na época, entre outros detalhes particulares do violoncelo.A edição de Fournier propõe que os intérpretes produzam uma sonoridade macia e contínua, de acordo com a estética e os princípios de articulação do violoncelo do séc. XX. Sua abordagem se baseia na natureza do arco moderno: a maneira como o peso está distribuído ao longo de sua extensão contribui para obter-se tal sonoridade. Fournier também propõe nesta edição das suites algumas inovações como variações de dedilhados dentro de uma mesma ligadura, com o intuito de explorar o timbre. Sua edição é uma das mais representativas da tradicional escola do violoncelo moderno.Essas duas abordagens tão diferentes evidenciam a complexidade das Seis Suites para Violoncelo Solo de Bach no que se refere à interpretação, além da sua já conhecida alta demanda técnica.

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