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Escolha e preferência no desempenho de adultos com deficiência mental do trabalho

Processo: 08/55630-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Carolina Parada
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Análise do comportamento   Comportamento de escolha   Pessoas com deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjo Instrucional | Deficientes Mentais | Escolha | Esquemas Concorrentes | Esquemas Multiplos | Trabalho

Resumo

Para a Análise Operante do Comportamento, entre comportamento e escolha há uma relação de simetria, porque os repertórios dos indivíduos são complexos e, cada estímulo tem o potencial de controlar várias respostas. A seleção da resposta a ser emitida diante de cada estímulo em cada contexto constitui-se em uma condição de escolha. O comportamento de escolha é estudado tipicamente através de esquemas concorrentes com encadeamento, e aplicações práticas do modelo experimental têm sido cada vez mais frequentes. Escolha relaciona-se com autodeterminação, conceito importante dentro do paradigma de inclusão para indivíduos com deficiência mental. O presente estudo pretende investigar a escolha de adultos com deficiência mental sob condições de trabalho; avaliar a preferência pelos componentes nos quais irão trabalhar, e avaliar a influência da situação de escolha e não escolha sobre parâmetros de desempenho nessas condições. Quatro indivíduos aprenderão uma tarefa, sem e com arranjo instrucional, que consiste em montar capas de blocos de anotações por meio da colagem de quadrados de dobradura sobre papel cartão. Em seguida, Fase 1, os participantes poderão escolher ou entre trabalho nas condições de esquemas múltiplos^ em que um dos componentes A ou B (sem e com arranjo, respectivamente) é arbitrariamente apresentado, ou trabalho nas condições de esquemas concorrentes com encadeamento, em que poderão escolher entre os componentes A e B. Na Fase 2, os participantes realizarão a tarefa nos esquemas múltiplos, sem escolha com componentes apresentados alternadamente de forma quase randómica, ou nos esquemas concorrentes com encadeamento, em que o participante poderá escolher o componente com que irá trabalhar. A fase final será de reversão às condições da Fase 1.0 critério de estabilidade será de variação máxima de um minuto em tomo da média para o parâmetro tempo e variação máxima de um erro em torno da média para o parâmetro número de erros, ambos para três tentativas consecutivas. Além da resposta de escolha nos elos iniciais, (FR 5), serão registrados e analisados parâmetros relativos à qualidade do trabalho (tempo e número de erros). (AU)

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