Busca avançada
Ano de início
Entree

Propostas de trabalho e ensino de filosofia: da especificidade das habilidades ao eixos temático-históricos e a transversalidade

Processo: 08/54014-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Celso Fernando Favaretto
Beneficiário:Sérgio Adas
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Filosofia | Ensino E Transversalidade | Filosofia E Ensino Medio | Propostas De Trabalho

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é o de contribuir para o fortalecimento das condições coletivas que buscam alicerçar um tratamento disciplinar e contextualizado dos conhecimentos filosóficos no Ensino Médio. Partindo-se da constatação da envergadura e abrangência das "desorientações" que permeiam a metodologia e a prática de ensino dessa disciplina, seu propósito principal consiste em estruturar propostas de trabalho para serem aplicadas nas salas de aula. Ao recorrer tanto a literatura especializada como também assumir uma "escuta" atenta de experiências interessantes em curso nas escolas, pretende: a) trazer à baila referenciais significativos sobre algumas reflexões teóricas e didáticas que focam a prática de ensino da Filosofia; b) estruturar como resultado da pesquisa um conjunto de ensaios e propostas de trabalho sistematizadas, atualizadas ou contextualizadas quanto ao uso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)