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Construindo a Integralidade no processo de formação de enfermeiros: a visão dos estudantes

Processo: 08/06468-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Silvana Martins Mishima
Beneficiário:Adriana Cordeiro Leandro da Silva Grillo
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema Único de Saúde   Diretrizes para o planejamento em saúde   Ensino   Currículo   Assistência integral à saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistência Integral à Saúde | Currículo | Diretrizes para o Planejamento em Saúde | Ensino | Sistema Único de Saúde | Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar qual a visão/ compreensão que o estudante do curso de bacharelado em enfermagem da EERP-USP tem acerca do que é "integralidade", um dos eixos norteadores da atenção à saúde no SUS. Uma das investidas na mudança da formação profissional em saúde foi a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais e uma das Instituições de Ensino Superior, voltada ao ensino de enfermagem que vem atuando na reforma curricular na direção das DCN é a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A escolha dos sujeitos da pesquisa irá abranger os alunos do último ano do curso de Bacharelado, propõe-se que o estudo seja realizado em duas etapas. Na primeira será aplicado um questionário formulado a partir dos itens do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem; visando um mapeamento dos aspectos identificados pelos estudantes como presentes em sua formação considerando as DCN para Enfermagem e que possibilitam desenhar o contexto em que estes estudantes estão imersos. Ainda, permitem uma sinalização da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento do curso na perspectiva da integralidade. Na segunda etapa, será realizada entrevista semi-estruturada visando captar a visão que o estudante construiu acerca do significado e da prática da integralidade da atenção à saúde e do cuidado de enfermagem.

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