Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização espectroscópica de superfícies modelo

Processo: 04/03051-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Germano Tremiliosi Filho
Beneficiário:Lazarus Jason Deiner
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Eletrocatálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao Eletronica | Eletrocatalise | Espectroscopia Vibracional | Filmes Nanometricos | Stm

Resumo

Desde muito se sabe que a estrutura eletrônica da superfície é crucial na definição de propriedades catalíticas de sólidos em geral. Na literatura mais recente encontram-se vários estudos que procuram relacionar a estrutura eletrônica com a reatividade de metais de transição. Em grande parte o avanço nos estudos que procuram relacionar a estrutura eletrônica com a reatividade foi impulsionado por cálculos teóricos possíveis graças ao desenvolvimento da teoria da densidade funcional. Alguns estudos experimentais indicam que as previsões teóricas são consistentes. Este plano tem por objetivo utilizar a molécula de CO adsorvido como uma sonda da variação da estrutura eletrônica induzida pela deposição de filmes pseudomórficos sobre superfícies de eletrodos monocristalinos de Pt(111) e Rh(111). Basicamente o estudo consiste em obter a freqüência de vibração da ligação CO do monóxido de carbono adsorvido no potencial de carga total zero (que corresponde ao eletrodo descarregado em contato com a solução) para as diferentes superfícies obtidas. Como a banda vibracional do CO adsorvido é sensível ao "back- bonding", acreditamos que uma variação da posição do centro da banda d com relação ao nível de Fermi afetará a energia de ligação do CO adsorvido, com conseqüente variação na freqüência de vibração. Estes resultados poderão ser correlacionados com a posição do centro da banda d com relação ao nível de Fermi, publicados na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
GOMES, JANAINAF.; PROFETI, DEMETRIUS; DEINER, L. JAY. . CHEMELECTROCHEM, v. 1, n. 3, p. 655-662, . (04/03051-6)
ANGELUCCI, CAMILO A.; DEINER, L. JAY; NART, FRANCISCO C.. . Journal of Solid State Electrochemistry, v. 12, n. 12, p. 1599-1603, . (04/03051-6)
SANTOS‚ A.L.; JAY DEINER‚ L.; VARELA‚ H.. . Catalysis Communications, v. 9, n. 2, p. 269-272, . (05/52788-4, 04/03051-6, 04/04528-0, 05/04024-5)