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O surdo e a leitura de legendas de filmes.

Processo: 05/59147-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Ana Paula Chaparin Vespasiano Dario
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Compreensão da leitura   Filmes   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao De Leitura | Filmes | Fonoaudiologia | Legenda De Filmes | Leitura | Surdez

Resumo

A leitura do surdo é considerada deficitária, sendo que este costuma ter dificuldade na compreensão de leitura. Tal fato acaba limitando seu contato com a cultura mundial, tirando-lhe o direito igualitário ao acesso às informações. De acordo com Candau (2002), quando se reconhece a diversidade cultural brasileira, valorizando-a, toma-se possível a superação de muitas discriminações existentes, facilitando desta forma, o mecanismo de inclusão na busca de uma sociedade mais democrática. O objetivo desta pesquisa é avaliar a evolução da velocidade e da compreensão de leitura de legendas de filmes em adolescentes surdos, antes e após um Programa Terapêutico, utilizando-se um protocolo de compreensão de leitura adaptado de protocolos elaborados por Alves e Cárnio (1999). Os sujeitos estão assistindo, individualmente a um trecho de um filme legendado e em seguida são questionados sobre a compreensão de leitura do filme assistido por meio de questões abertas. Essas questões são feitas pela bolsista atual em língua oral, e são traduzidas para a LIBRAS (língua de sinais brasileira) pelo intérprete. São sujeitos dessa pesquisa dez adolescentes surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica (LIF) em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade variando de 9 a 16 anos, escolaridade variando de 2ª série do Ensino Fundamental à 1ª série do ensino médio, porém com nível funcional de leitura muito próximo ao nível de leitura inicial. As maiorias dos estudantes frequentam escola ou classe especial têm um baixo sócio-econômico e apresentam perda. (AU)

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