Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao de genes do metabolismo de nitrogenio de "moniliophthora perniciosa" e sua relacao com alteracoes bioquimicas no cacaueiro durante a progressao da doenca vassoura de bruxa.

Processo: 09/52402-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Victor Augusti Negri
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Asparaginase   Vassoura-de-bruxa   Metabolismo de nitrogênio   Asparagina   Moniliophthora perniciosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asparagina | Asparaginase | Metabolismo De Nitrogenio | Moniliophthora Perniciosa | Remobilizacao De Nitrogenio | Vassoura De Bruxa

Resumo

A doença vassoura de bruxa é causada pelo fungo basidiomiceto "Moniliophtora perniciosa". O fungo apresenta um ciclo de vida hemibiotrófico apresentando duas fases de vida distintas (biotrófica e saprotrófica). Na fase biotrófica o fungo se encontra no apoplasto da planta, um ambiente pobre em nutrientes. Nessa fase é esperado que o fungo expresse uma grande quantidade de genes responsáveis pela obtenção dos poucos nutrientes presentes nesse ambiente. Entre os genes envolvidos no metabolismo de nitrogênio em fungos destaca-se um fator de transcrição denominado "regulador global de nitrogênio" (MpNR). Além de permitir a expressão de genes responsáveis pela obtenção de fontes de nitrogênio o regulador pode também estar relacionado com a expressão de fatores de patogenicidade e com a mudança de fase do fungo, assim como já observado em outros fungos hemibiotróficos. Entre as possíveis fontes de nitrogênio utilizadas por M. perniciosa destaca-se a asparagina. Sabe-se que a asparagina se encontra em altas concentrações em cacaueiros infectados durante a progressão da doença, o que é indicado como um possível remobilização de nitrogênio realizada pela planta e que pode estar relacionado com a transição de fase do fungo. O presente projeto tem como objetivo analisar a expressão do regulador global de nitrogênio (MpNR) e também de dois genes responsáveis por enzimas que degradam a asparagina (MpASNs). Além disso, os níveis de asparagina no apoplasto de tecidos infectados serão medidos buscando correlacionar alterações na expressão de tais genes do fungo com a provável remobilização de nitrogênio da planta e a transição de fase do fungo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)