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Marcas de subjetividade e intersubjetividade na linguagem jornalística falada

Processo: 01/12714-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Paulo de Tarso Galembeck
Beneficiário:Fabiana Paganini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Intersubjetividade   Diálogo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dalogo | Discurso | Interacao | Intersubjetividade | Lingua Falada | Subjetividade

Resumo

O projeto parte das noções básicas: a de que todo sujeito é um intersujeito (o "eu" pressupõe o "outro") e, igualmente, de que a linguagem possui natureza dialógica. A partir dessa noção, pressupõe-se o levantamento e a classificação dos elementos a partir de uma série de variáveis: tipo do elemento (lexical, proposicional, desinencial, expressão não-lexicalizada); participante que produz a marca (falante ou ouvinte, o, falante ocasional); a quem à marca se dirige (auto ou heterocentrada). (AU)

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