Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre proeminência facial nas escolhas de fotos do Orkut e o nível empatia: comparação entre gêneros e cursos universitários

Processo: 08/05415-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sandro Caramaschi
Beneficiário:Luciana Paulino Rimoldi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação não verbal   Relações interpessoais   Empatia   Mídias sociais   Estudos de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação não-verbal | empatia | gêneros | Interação social | Orkut | Proeminência Facial | Etologia

Resumo

A comunicação é um fator fundamental para a sobrevivência das espécies, uma vez que é por meio dela que ocorre a codificação e emissão de mensagens. Pode ocorrer de modo verbal, sendo caracterizada pelo uso de palavras escritas ou faladas ou de modo não-verbal, no qual os indivíduos são capazes de se expressar através da postura corporal, das expressões faciais, da distância entre um indivíduo e outro, da aparência, entre outros fatores. Muitos estudos sobre os aspectos que podem influenciar a maneira como as pessoas utilizam sua dimensão espacial, conhecida por proxêmica, foram realizados. Rimoldi e cols (2007) verificaram a existência de diferença significativa entre a proeminência facial nas fotos de homens e mulheres encontradas no site de relacionamento Orkut. Esses dados corroboram a ideia apresentada por alguns autores, na qual mesmo sem manipulação de outras pessoas, homens tendem a escolher fotos que apresentam um enquadramento mais próximo ao contrário das mulheres. Assim, para dar continuidade ao primeiro estudo realizado por Rimoldi e cols (2007), o presente estudo tem por finalidade verificar a existência de relação entre a proeminência facial das fotos selecionadas pelos participantes a serem colocadas na página do Orkut e os resultados apresentados pela Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI). A pesquisa será realizada com estudantes universitários de ambos os sexos de cursos de ciências exatas e humanas a fim de verificarmos se há relação entre a escolha de uma foto de maior ou menor proeminência com o fato dessa pessoa ser mais ou menos empática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)