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Problematização e releitura do conceito de identidade e suas implicações no paradigma semiótico-cultural, a partir da interlocução entre Vygotsky, Mead, Valsiner e Boesch

Processo: 01/14031-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Livia Mathias Simao
Beneficiário:Ana Paula Vendramini
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade (psicologia)   Personalidade   Processos psicológicos   Semiótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apreensao De Si | Identidade | Personalidade | Processo

Resumo

O presente Projeto de pesquisa tem como objetivo problematizar o conceito e as implicações do termo Identidade, que embora amplamente utilizado na Psicologia nem sempre comporta explicitação e consistência no que respeita à sua definição, significado e valor heurístico. A proposta aqui é uma releitura do termo com base na abordagem semiótico-construtivista, tornando-o de início, no sentido de uma apreensão de si pelo indivíduo em sua contínua e processual relação com o mundo. Para esta releitura, propomos tomar para exame a questão do direcionamento da consciência do indivíduo, se para o eu ou se para o mundo, entendendo-as como em relação dialógica, ou seja, não mutuamente excludentes. Exploramos também uma contraposição com o conceito de Personalidade, tal como este é concebido por um dos autores da área, J. Valsiner, bem como a questão dos âmbitos vivenciais e emocionais da Identidade experiência pelo sujeito. (AU)

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