Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do pré-tratamento de recobrimento e da temperatura de armazenamento na qualidade de estacas de Cordyline terminalis Kunth (Liliaceae)

Processo: 00/00098-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Floricultura, Parques e Jardins
Pesquisador responsável:Roberval de Cassia Salvador Ribeiro
Beneficiário:Nelson Mamoru Sakamoto
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Floricultura   Estacas (plantas)   Propagação vegetal   Cordyline
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Armazenamento | Cordyline Terminalis | Estacas | Floricultura | Propagacao

Resumo

O emprego de técnicas simples de armazenamento, dentro da realidade do produtor, poderia viabilizar o transporte fluvial e marítimo, que apesar de mais baratos, exigem períodos de armazenamento relativamente maiores. Além disso tais técnicas poderiam prolongar a vida útil dessas estacas junto ao mercado varejista, criando um diferencial de qualidade ao produto brasileiro frente aos concorrentes. Este trabalho tem como objetivo comparar métodos tradicionais de recobrimento de estacas de Cordyline terminalis, visando reduzir a sua atividade biológica, com o emprego de película de fécula de mandioca. Espera-se minimizar a perda d'água e ataques de patógenos, estendendo dessa forma o período de armazenamento dessas estacas sob duas condições ambientais: temperatura ambiente e em câmara fria. Este trabalho também visa verificar o efeito da sazonalidade sobre a longevidade e capacidade de enraizamento dessas estacas após 30, 60, 90 e 120 dias de armazenamento. Para coleta e análise de resultados finais serão consideradas a percentagem de estacas brotadas e/ou enraizadas, o número de brotos e raízes por estaca, a massa de matéria fresca e de matéria seca em estufa a 69° C até que se obtenha peso constante. Acima de tudo, este trabalho pretende ser uma contribuição ao esforço da floricultura brasileira em conseguir maior participação no importante mercado internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)