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A comunicação entre enfermeiro / paciente durante a visita ao CAPD: a perspectiva do paciente

Processo: 08/50019-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria Lucia Araujo Sadala
Beneficiário:Marcelo Guimarães Miranda
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diálise peritoneal   Comunicação   Visita domiciliar   Assistência ao paciente   Serviços de assistência domiciliar   Relações profissional-paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Dialise Peritoneal | Enfermeiro | Paciente | Visita Domiciliar

Resumo

A diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) constitui-se de conjunto de ações de grande complexidade, dentro de um quadro de insuficiência renal crônica. O procedimento exige o envolvimento de equipe multiprofissional especializada, visando atender o paciente como um todo, em suas necessidades bio-psico-sociais. O enfermeiro, atuando próximo ao cliente através da assistência domiciliar, deve planejar intervenções educativas, ensinando-o a viver dentro dos seus limites, convivendo com a doença e tratamento dialítico, assumindo seus cuidados e controle do esquema terapêutico. Nessas atividades, a comunicação eficiente entre o profissional e o paciente é um elemento essencial para estabelecer um relacionamento bom com o grupo familiar. O enfermeiro, além das habilidades técnico-cientificas, deve dominar as habilidades de comunicação interpessoal e de ensino. Estudos nacionais e internacionais sobre o tema têm destacado o papel de educador e comunicador que o enfermeiro desempenha: saber ouvir o paciente e seus familiares e apoiá-los através de orientações e supervisão sobre o tratamento e os recursos disponíveis. Esses recursos de comunicação terapêutica são apontados como parte essencial de um cuidado de enfermagem eficiente. No intuito de aprofundar o conhecimento sobre a comunicação do enfermeiro durante visita domiciliar do programa de CAPD, o presente projeto de pesquisa se propõe a investigar como o paciente percebe a comunicação que se desenvolve entre ele e o enfermeiro, durante a assistência de enfermagem. O objetivo do estudo é descrever e analisar a percepção do paciente em CAPD sobre a comunicação entre ele e o enfermeiro, durante a visita domiciliar. A coleta de dados será feita mediante entrevistas gravadas com pacientes em CAPD, durante visita domiciliar. O único pré-requisito para a seleção dos participantes será que estejam em CAPD há pelo menos 6 meses. O estudo será realizado em Unidade de Hemodiálise de Hospital das Clínicas do interior de São Paulo, serviço de referência para IRC na região. (AU)

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