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Cultura e mercado nas primeiras décadas do cinema no Brasil (1896-1916)

Processo: 01/03049-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Jose Mario Ortiz Ramos
Beneficiário:José Inacio de Melo Souza
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Cinema Brasileiro - Historia | Cinema Mudo

Resumo

O projeto visa estudar as duas primeiras décadas do cinema no Brasil entre 1896, primeira exibição pública, e 1916, data inicial da instalação das primeiras distribuidoras norte-americanas. Privilegiaremos as duas cidades mais importantes em termos de capitalização de bens simbólicos e desenvolvimento econômico, o Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa mobilizará tanto a bibliografia existente, como trabalhos pouco explorados até o momento (livros de memórias e atas de sociedades anônimas), com o objetivo de destacar dois aspectos: como se formou o mercado cinematográfico local e regional, dando-se ênfase aos agentes envolvidos no processo, e quais foram às interações e desdobramentos que o aparecimento da novidade tecnológica da imagem em movimento teve sobre a cultura brasileira do período assinalado. (AU)

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