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A responsabilidade sócio-ambiental sob a ótica do consumidor de calçados

Processo: 05/51404-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Agnaldo de Sousa Barbosa
Beneficiário:Camila do Nascimento Cultri
Instituição Sede: Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13963-0 - Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (Franca, 1990-2005), AP.JP
Assunto(s):Comportamento do consumidor   Responsabilidade socioambiental   Calçados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Do Consumidor | Estrategia | Processo De Decisao De Compra | Responsabilidade Socio-Ambient | Setor Calcadista

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o processo decisório de compra de calçados, por um grupo constituído por universitários de Franca. O enfoque das análises incide na tendência apontada pelo mercado de que os consumidores estão se conscientizando e exercendo seu papel de cidadania, preferindo os produtos com certificações de responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, os chamados produtos "corretos". O problema ecológico/social x benefício vem sendo apontado pela mídia, desencadeando "a* preocupação de grupos ambientalistas e sociais estendendo-se aos consumidores, o que reflete de certa forma, no processo decisório de compra quando o cliente decide por um produto com tais certificações, reconhecendo a empresa responsável a partir da compra por tais produtos. Para atender o público exigente, algumas empresas do setor calçadista, estão se normatizando dentro um padrão para receber certificações para serem apresentadas no material de comunicação. Assim, pretende-se com essa pesquisa evidenciar se os consumidores sentem-se incentivados a consumir calçados com certificações sócio-ambientais. Para isso, a metodologia utilizada consiste em pesquisa exploratória e bibliográfica, com aplicação de questionários em uma amostra de universitários, e também, consulta de dados em órgãos como o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de calçados, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e Instituto Pró-Criança. (AU)

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