Busca avançada
Ano de início
Entree

Solidificacao unidirecional de lias pb-sb: identificacao da transicao celular/dendritica e avaliacao da resistencia a corrosao.

Processo: 06/57192-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Amauri Garcia
Beneficiário:Ricardo Mazzetto
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Microestruturas   Resistência à corrosão   Solidificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microestrutura | Modelagem Matematica | Resistencia A Corrosao | Solidificacao

Resumo

Os espaçamentos celulares e dendríticos além de afetar as propriedades mecânicas de fundidos, podem ser influentes também em outras propriedades como as resistências à corrosão e ao desgaste. A transição entre essas duas formas morfológicas da microestrutra de solidificação é pouco estudada para condições de fluxo de calor em regime transitório. Ligas hipoeutéticas do sistema Pb-Sb, em função de suas características térmicas e de revelação microestrutural são interessantes para esse tipo de estudo. Além disso, em concentrações entre 1 e 3 % em peso de Pb são muito utilizadas na fabricação de placas de baterias [14], Nessa faixa de concentrações de Pb tanto podem ocorrer microestruturas celulares quanto dendríticas. Entretanto, não há indicações na literatura do efeito de cada um desses dois tipos morfológicos na correspondente resistência à corrosão em meio ácido, fundamental para a qualidade da placa produzida. O objetivo do presente projeto de iniciação científica consiste em realizar experimentos de solidificação unidirecional transitória em ligas Pb-Sb próxima da composição Pb 3%Sb, caracterizar a microestrutura resultante e relacioná-la com variáveis térmicas do processo e avaliar a resistência à corrosão de duas morfologias microestruturais distintas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)