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Comportamento mecânico de parafuso cortical sob influência de diferentes tipos de preparo do orifício piloto: estudo in vitro em vertebras cervicais de carneiro

Processo: 07/50224-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Antônio Carlos Shimano
Beneficiário:Felipe Marques do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Parafusos ósseos   Torque   Resistência mecânica   Ensaios mecânicos   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coluna Cervical | Forca De Arrancamento | Macheamento | Orificio Piloto | Parafuso Cortical | Torque De Insercao

Resumo

Este trabalho se propõe a realizar experimentos "in vitro" para avaliar o comportamento biomecânico do parafuso cortical utilizado na fixação de placa tipo H em situações de doenças da coluna cervical, através da avaliação do torque de inserção e da resistência mecânica ao arrancamento utilizando vértebras cervicais de carneiros. Os objetivos específicos são: 1. Comparar os efeitos do preparo dos orifícios utilizando broca e posterior macheamento ou não; 2. Comparar os efeitos do preparo dos orifícios utilizando broca com diâmetro de 1,8 mm e 2,5 mm de diâmetro. O projeto de pesquisa está relacionado com a análise de medidas do torque de inserção, da força máxima de arrancamento, rigidez e da tenacidade dos parafusos corticais dos grupos experimentais propostos. Serão utilizadas vértebras cervicais de carneiros entre C2 e C7. Para realização das medidas de torque de inserção dos parafusos será utilizado um torquímetro da marca Mackena. Os ensaios mecânicos de arrancamento serão realizados na máquina universal de ensaios do Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Antes da realização dos testes definitivos serão realizados ensaios pilotos para padronizar e definir alguns parâmetros importantes como: pré-carga e tempo de acomodação. Este projeto busca aumentar os conhecimentos sobre a ancoragem dos implantes e contribuir para o sucesso do tratamento das desordens da coluna vertebral, variando o tipo de preparo do orifício piloto. (AU)

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