Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificações em monômeros de olefinas cíclicas com X-piridinas para desenvolvimento de monômero-ligantes e metalo-polímeros de Ru.

Processo: 09/09754-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Vanessa Fernanda Rosalen
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Alcenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metais | metalo-polímeros | monômero-ligantes | Olefinas | reatividade térmica | sítios ligantes | Química de coordenação; reatividade química.

Resumo

ResumoPretende-se modificar monômeros de olefinas cíclicas do tipo 5,6-dicarboxilico-7-oxanorborneno, oxaNBE-(COOH)2, com X-piridinas, onde X = 3-NH2 ou 4-NH2. O resultado são monômero-ligantes bidentados do tipo "oxaNBE-(COOH)2-x(Z-py)x", onde Z é a amida da combinação entre os grupos NH2 e carboxílico. Assim, o novo composto passa a ter duas funções nas extremidades da molécula para serem observadas. De um lado pode-se ter piridina e carboxilato para coordenação a centros de metais, obtendo-se então metalo-monômeros. De outro lado, a unidade olefína cíclica pode ser polimerizada via metátese, obtendo-se metalo-polímeros. Portanto, serão desenvolvidas estratégias de sínteses para se obter macromoléculas com dupla funcionalidade: presença de olefinas cíclicas (oxaNBE) capazes de serem polimerizadas via metátese (ROMP) e sítios ligantes capazes de serem coordenados a metais de transição.Os complexos a serem usados para reagir com os monômero-ligantes serão cis-[RuCl2(bpy)2] e [RuCl(X-piridina)(bpy)2](PF6). Os íons cloro ou triflato podem ser substituídos por unidades de piridina e ou carboxilatos.Serão utilizadas técnicas de análises elementar e térmica, voltametria cíclica, IV, RMN (1H e 13C), espectrofotometria UV-Vis e GPC para caracterização dos compostos. Os estudos de reatividade térmica e fotoquímica e propriedades fotofísicas dos metalo-monômeros e metalo-polímeros serão realizados em meio de acetonitrila e/ou diclorometano.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)