Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de escoamento turbulento em meio poroso descontínuo usando um modelo não-linear e uma formulação numérica implícita

Processo: 01/04634-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marcelo Jose Santos de-Lemos
Beneficiário:Marcelo Assato
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Turbulência   Método dos volumes finitos   Simulação numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escoamento Turbulento | Meios Porosos | Simulacao Numerica | Volumes Finitos

Resumo

Este projeto tem como tarefa o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de viscosidade turbulenta não linear macroscópica de duas equações (energia cinética turbulenta e sua taxa de dissipação). Aplica-se a escoamentos turbulentos incompressíveis em meios limpos, porosos e híbridos. As equações macroscópicas do escoamento médio no tempo são desenvolvidas baseando-se no conceito de dupla decomposição (flutuação espacial e temporal), no teorema da média volumétrica local e nas equações microscópicas do escoamento. Um tratamento numérico especial para os termos difusivos não lineares das equações de momento é feito a fim de se evitar dificuldades de convergência. O método numérico empregado para a discretização das equações é o método dos volumes finitos com arranjo co-localizado num sistema de coordenadas não-ortogonal. O algoritmo SIMPLE é utilizado para correção do campo de pressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)