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"Comunidade científica" dos educadores: referenciais teóricos e metodológico

Processo: 10/12693-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Vaidergorn
Beneficiário:Mariana de Fátima Tartarini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Metodologia da pesquisa   Comunidade científica   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunidade científica | metodologia da pesquisa | Pesquisa en educação | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

O estudo da perspectiva científica na pesquisa educacional requer uma referência à filosofia e à epistemologia da ciência, uma vez que não há ainda uma identificação do fenômeno educativo como uma ciência autônoma e madura, possuidora de métodos e técnicas próprios que o possa distinguir dos outros campos de investigação. Por não ter tais atributos, não se identifica na educação um paradigma, condição para a consolidação da comunidade científica e da própria ciência. No entanto, há algumas matrizes das ciências humanas presentes na pesquisa educacional que podem identificar, através das tendências apresentadas nas pesquisas acadêmicas, um grau de amadurecimento voltado à constituição de uma comunidade científica, conforme os termos de Kuhn, ou mesmo a identificação de um modelo analítico que leve em conta o debate travado entre as diferentes concepções de trabalho científico (como as de Kuhn, Popper, Foucault, Bachelard etc).

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