Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao in vitro da atividade antimicrobiana do extrato de bardana sobre enterococcus faecalis, candida albicans, escherichia coli e endotoxinas em canais radiculares.

Processo: 07/55867-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luciane Dias de Oliveira
Beneficiário:Camila Cristina Souza Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Endotoxinas   Medicação intracanal   Micro-organismos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bardana | Endotoxinas | Medicacao Intracanal | Microrganismos

Resumo

O objetivo deste projeto será avaliar a efetividade do extrato glicólico de bardana, como solução irrigadora e medicação intracanal, sobre Enterococcus faecalis, Candida albicans, Escherichia coli e endotoxinas (LPS) em canais radiculares. Serão utilizados 48 dentes humanos unirradiculados, contaminados com associação dos três microrganismos (E. faecalis, C. albicans e E. coli) por 21 dias. Estes dentes serão divididos em 2 grupos (n=24), de acordo com o irrigante utilizado durante instrumentação do canal radicular: G1) extrata glicólico de bardana; G2) solução de clorexidina 2%. Os grupos serão subdividas em dois (n=12), de acordo com a medicação de demora: A) pasta de extraio glicólico de bardana + Ca(OH)2 P.A; B) pasta de Ca(OH)2. Serão realizadas 4 coletas do conteúdo do canal radicular imediatamente após a instrumentação, após 7 dias da instrumentação, imediatamente após o período da medicação e após 7 dias da medicação. Para todas as coletas, será realizada avaliação da atividade antimicrobiana pela contagem de UFC/mL em meio de cultura seletivo para cada microrganismo e verificação da neutralização de endotoxinas de E. coli pelo teste cinético cromogênico do lisado de amebócitos de Limulus. Os resultados serão analisados estatisticamente com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)