Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa anti-tabagico: terapia cognitivo comportamental associada a medicamentosa. realidade da fct-unesp - campus presidente prudente.

Processo: 05/51143-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ercy Mara Cipulo Ramos
Beneficiário:Renata Hiromi Ogata Mitsui
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Hábito de fumar   Tabagismo   Nicotina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cessacao Do Tabagismo | Nicotina | Tabagismo | Terapia Medicamentosa

Resumo

O tabaco é considerado uma droga pela Organização Mundial da Saúde, um multiveneno não apenas por seu princípio ativo, a nicotina (a única substância que gera dependência), mas também pelo composto de milhares de substâncias (4720 conhecidas) que o homem introduz no seu organismo, e, mesmo em pequenas doses, tais substâncias agem quimicamente produzindo lesões à saúde. No Brasil, onde em 1988 a Pesquisa Nacional sobre Estilo de Vida realizada pelo Ministério da Saúde mostrava que tinhamos cerca de 30,6 milhões de fumantes, dos quais 78% gostariam de deixar de fumar, ocorreu um aumento progressivo na demanda por ações de apoio ã cessação o que por sua vez colocou em evidência o papel das instituições de saúde e de seus profissionais nesse âmbito. O presente projeto visa a intervenção ao tabagista, compreendendo a associação da abordagem cognitivo comportamental e o tratamento medicamentoso. A associação destes dois métodos é a estratégia mais indicada para ajudar um fumante a deixar de fumar. Em vista dós inúmeros problemas causados pelo tabagismo, devem ser incentivadas políticas visando diminuir o consumo de cigarro e programas de cessação do fumo em que atua uma equipe multi-profissional na qual o fisioterapeuta ocupa um importante papel, associando abordagem cognitivo-comportamental à reposição de nicotina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)