Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando a diversidade de himenópteros parasitoides nos trópicos: um estudo de teia trófica focalizado em insetos minadores de folhas

Processo: 01/03673-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Ferreira Brandão
Beneficiário:Jarbas Marcal de Queiroz
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05083-0 - Biodiversidade de Isoptera e Hymenoptera, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biodiversidade   Hymenoptera   Predação   Interação planta-inseto   Parasitos de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Hipotese Da Predacao | Hymenoptera | Minadores De Folha | Parasitoides

Resumo

Em ambientes tropicais as comunidades são compostas por um grande número de espécies, apresentando problemas práticos para seu estudo. Ao invés de estudar comunidades inteiras, uma alternativa é focar a atenção em conjuntos de espécies com fortes interações. A teia trófica composta por plantas-insetos herbívoros-parasitóides é utilizada como modelo para estudos de diversidade em comunidades terrestres. O hábito alimentar dos hospedeiros herbívoros é o fator com maior influência sobre a riqueza de parasitóides. Por essa razão, muitos trabalhos sobre diversidade de parasitóides concentram a atenção nas espécies de hospedeiros com mesmo hábito alimentar. Um dos grupos investigados é de insetos minadores de folhas, pois apresentam a maior riqueza de parasitóides, possuem taxonomia e ecologia homogêneas e são, na prática, mais fáceis de estudar do que grupos em nichos diferentes. Atualmente, há pouca informação dessa natureza para ambientes tropicais e, em particular, para os ecossistemas brasileiros. Neste estudo será utilizada uma abordagem quantitativa para o estudo das interações planta-minador-parasitóide, com o intuito de produzir inventários locais de espécies, analisar a variabilidade temporal na estrutura da teia trófica e testar hipóteses sobre os padrões e mecanismos geradores de diversidade em himenópteros parasitóides tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)