Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposições a alérgenos e a endotoxina, sensibilização e expressão clínica da doença alérgica: estudo de coorte

Processo: 03/01746-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Dirceu Solé
Beneficiário:Vera Esteves Vagnozzi Rullo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores imunológicos   Alérgenos   Exposição ambiental   Poeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergenos | Creches | Endotoxina | Exposicao Ambiental | Poeira | Sensibilizacao Imunologica

Resumo

O nosso interesse é investigar a relação entre a exposição à endotoxina (ET) e aos alérgenos domiciliares, encontrados em ambientes fechados (residências e creches), e o desenvolvimento de sensibilização atópica e doença alérgica. Acreditamos que a exposição a concentrações elevadas de ET no início da vida possa proteger as crianças da sensibilização atópica. Serão selecionadas 100 crianças, menores de um ano de vida, recém matriculadas em creches da região sul da cidade de São Paulo. Essas crianças, todas com risco elevado de desenvolverem doenças alérgicas (pais com doença atópica) serão acompanhadas por período mínimo de um ano, a partir da data da matrícula. A admissão, além do preenchimento do questionário padrão, elas serão submetidas a exame físico completo e serão colhidas amostras de poeira de colchão e roupas de cama na sua casa e creche. A seguir serão acompanhadas e a intervalos trimestrais será aplicado novo questionário com relação a presença de chiado, número e gravidade das crises de broncoespasmo, infecções, uso de antibióticos, exposição a tabaco e a animais domésticos. Ao final de um ano do estudo serão realizados testes cutâneos de hipersensibilidade imediata aos aeroalérgenos mais comuns (ácaros, baratas, gato e cão) Das amostras de poeira coletadas serão quantificados os níveis de alérgeno de ácaro (Der p 1 + Der f 1), barata (Bla g 1), gato (Fel d 1), cão (Can f 1) e ET. Para analisar os níveis de alérgenos nas amostras de poeira utilizaremos ELISA com base em anticorpo monoclonal e os níveis de ET serão determinados pelo Limulus cinético turbidimétrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RULLO, VERA E. V.; ARRUDA, L. KARLA; CARDOSO, M. REGINA; VALENTE, VIVIEN; ZAMPOLO, ALESSANDRA S.; NOBREGA, FERNANDO; NASPITZ, CHARLES K.; SOLE, DIRCEU. Respiratory Infection, Exposure to Mouse Allergen and Breastfeeding: Role in Recurrent Wheezing in Early Life. International Archives of Allergy and Immunology, v. 150, n. 2, p. 172-178, . (03/01746-4, 03/01745-8)