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Estudo da influência do aproamento sobre o projeto de plataforma FPSO com sistema de amarração spread mooring

Processo: 09/08028-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Alexandre Nicolaos Simos
Beneficiário:Gustavo Eiki Nakashima
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Amarração   Sistemas não lineares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amarração SMS | Critério de Aproamento | Mecânica de Cabos Submersos | Plataformas FPSO | Simulações Dinâmicas | Dinamica de Sistemas Oceanicos

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como motivação principal o estudo de um critério para definição do aproamento preferencial de plataformas FPSO ancoradas através de sistema de amarração conhecido como Spread-Mooring System (SMS). Para tanto, deve-se avaliar a influência deste aproamento em diversos fatores relevantes no projeto deste tipo de embarcação, dado que variações neste aproamento implicarão em mudanças nas estatísticas de incidência de ondas, vento e correnteza sobre o casco. Em outras palavras, o aproamento definido para o sistema FPSO terá conseqüências sobre as estatísticas dos carregamentos ambientais sofridos pela plataforma, e, portanto, terá reflexo em seus movimentos e acelerações em ondas, no projeto de risers e linhas de amarração e também sobre as operações de alívio deste sistema (através da descarga do óleo para outro navio), entre outros aspectos. O estudo ora proposto se insere em um contexto mais amplo de estudo do Depto de Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP em parceria com a Petrobrás, e que visa determinar critérios de aproamento partindo de diferentes abordagens (simulações dinâmicas, análise de risco, etc.). O presente projeto, em particular, se baseará num estudo de caso sobre o qual serão realizadas simulações dinâmicas não-lineares da plataforma FPSO em diferentes aproamentos e condições ambientais conhecidas, estudando-se os movimentos do sistema e as solicitações decorrentes em risers e linhas de amarração, para conseqüente estimativa de esforços como tração máxima e fadiga nesses componentes. Para realizar estas tarefas, o estudo contará com a infra-estrutura computacional do Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo. (AU)

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