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Sistema de medição e predição de movimentos de navios atracados através de câmeras e algoritmos de inteligência artificial para otimização e segurança de operações em portos de grande movimentação de navios e/ou expostos a condições severas

Resumo

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema capaz de medir e predizer o comportamento de navios amarrados em locais parcial ou totalmente expostos a ondas (swell) ou com grande tráfego de embarcações próximas. As ondas longas induzem movimentos dinâmicos nos navios, que solicitam os cabos de amarração e defensas além dos seus limites de projeto, podendo danificar esses equipamentos, assim como a própria estrutura do píer ou dolfin de amarração. A passagem de embarcações próximas produz um fenômeno chamado de interação hidrodinâmica (passing ships), em que o campo de pressão do navio amarrado é modificado pela embarcação passante, induzindo cargas dinâmicas nos mesmos equipamentos. As consequências desses efeitos podem ser graves já que, além da integridade do terminal, o rompimento dos cabos pode trazer graves lesões a tripulação no convés do navio ou equipe de amarração no píer. Adicionalmente, em terminais de óleo cru, derivados de petróleo ou gás (LNG ou LPG) esses efeitos dinâmicos podem induzir movimentos que rompam os mangotes de transferência, gerando derramamentos de materiais nocivos à saúde humana e poluição ao meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
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