Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência ao micro-cisalhamento de sistemas adesivos autocondicionantes recobertos ou não com um adesivo hidrófobo

Processo: 05/02719-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Francci
Beneficiário:André Guaraci de Vito de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Permeabilidade da dentina   Adesivos dentinários   Cisalhamento   Fraturas   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesivo Autocondicionante | Hidrofilo | Micro Cisalhamento | Permeabilidade | Materiais Dentários

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar, in vitro, a resistência de união à dentina de dentes bovinos, através do teste de micro-cisalhamento, de cinco sistemas adesivos, aplicados de acordo com as recomendações dos fabricantes, recobrindo-os com um adesivo hidrófobo ou não para diminuir a permeabilidade da interface adesiva aos fluídos dentinários; bem como analisar o tipo de fratura da interface. Após o ensaio dos corpos de prova, será realizada uma avaliação do tipo de fratura da interface em lupa. Materiais e métodos: 50 dentes incisivos bovinos serão embutidos em resina acrílica incolor após o corte da raiz com disco diamantado, remoção da polpa coronária e desgaste da face vestibular com lixa d água de granulação 120 sob refrigeração. Será criada uma camada de smear layer com uso de lixa de granulação 600 por 60 segundos. Os dentes serão divididos em 10 grupos de acordo com cada sistema adesivo, bem como com e sem recobrimento por adesivo hidrófobo. Serão confeccionados 6 cilindros de resina composta utilizando microtubos plásticos para cada dente. Os dentes com os cilindros de resina composta serão armazenados em água destilada a 37C por 24 horas. Os dentes serão submetidos ao ensaio de micro-cisalhamento em uma máquina de ensaios mecânicos universal a uma velocidade de 0,5mm/min. As fraturas serão observadas após imersão dos espécimes por 5 min no corante Ponceau, em lupa estereoscópica e classificadas em coesivas ou adesivas. Os valores de resistência de união por dente serão tabelados e aplicada a análise de variância de dois fatores. Os tipos de fratura serão tabelados em porcentagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE VITO MORAES, ANDRE GUARACI; FRANCCI, CARLOS; CARVALHO, CECI NUNES; SOARES, SILVIO PEIXOTO; BRAGA, ROBERTO RUGGIERO. Microshear Bond Strength of Self-etching Systems Associated with a Hydrophobic Resin Layer. Journal of Adhesive Dentistry, v. 13, n. 4, p. 341-348, . (05/02719-6)