Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao da biologia do carrapato "rhipicephalus sanguineus" originario do brasil, cepa de jaboticabal, com a de carrapatos da mesma especie, originarios da argentina, cepa de rafaela.

Processo: 01/05812-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Matias Pablo Juan Szabó
Beneficiário:Carolina Franchi Joao
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Argentina   Brasil   Biologia   Ixodidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argentina | Biologia | Brasil | Caes | Ixodidae | Phipicephalus Sanguineus

Resumo

O R. sanguineus é o ixodídeo de mais ampla distribuição do mundo e credita-se esta distribuição à sua preferência pelo cão como hospedeiro. Devido à disseminação ampla, capacidade em desenvolver infestações intensas no cão e possibilidade de veiculação de agentes infecciosos para o homem, o controle do R. sanguineus têm apresentado uma demanda crescente. Ao mesmo tempo discrepâncias existem na literatura mundial quanto aos dados biológicos, susceptibilidade a acaricidas e capacidade do R. sanguineus em induzir resistência em seu hospedeiro habitual, o cão. Estas discrepâncias poderão comprometer a eficácia dos diversos métodos de controle que venham a ser desenvolvidos contra este ácaro. O presente projeto pretende comparar a biologia do carrapato R. sanguineus originário do Brasil, cepa de Jaboticabal, com a de carrapatos da mesma espécie, originários da Argentina, cepa de Rafaela para verificar ã existência de diferenças anteriormente observadas e apontadas empiricamente em comparação visual de espécimens adultos não alimentados. Este trabalho também fornecerá carrapatos para comparações das duas cepas através da análise do DNA mitocondrial e da morfologia por microscopia eletrônica de varredura. Pretende-se dessa forma iniciar um levantamento da diversidade biológica desta espécie de carrapato e que poderá definir a abrangência geográfica que métodos de controle parasitário possam ter. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)