Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da eficacia quimica de primers para metal na resistencia ao cisalhamento da uniao entre cimentos resinosos e titanio.

Processo: 05/50599-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Garcia Fonseca
Beneficiário:Heloisa David
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Resistência de união (odontologia)   Cimentos de resina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimentos Resinosos | Primers Para Metal | Resistencia De Uniao | Titanio

Resumo

Os primers para metal surgiram inicialmente para solucionar os problemas de adesão das ligas nobres, substituindo eficazmente tratamentos mais complexos como eletrodeposição de estanho e deposição de sílica. O titânio, pela sua elevada reatividade em altas temperaturas, também possui uma superfície para união pouco favorável. Mesmo diante da possibilidade de este metal beneficiar-se com o emprego desses primers, apenas duas pesquisas foram encontradas. Tendo por objetivo analisar o comportamento puramente químico destes primers (sem interferência da retenção mecânica), que é a proposta real destes materiais, é propósito deste estudo avaliar a eficácia química de primers para metal na resistência ao cisalhamento da união entre seus respectivos cimentos resinosos e o titânio. Serão confeccionados corpos cilíndricos 9 mm x 3 mm em titânio c.p., que serão incluídos em anel de PVC. As superfícies em metal serão regularizadas com lixas (320, 400, 600) em politriz e então receberão um dos seguintes tratamentos: 1) cimento Panavia F; 2) Alloy Primer e Panavia F; 3) cimento Bistite DC e 4) Metaltite e Bistite DC. Os corpos de prova serão armazenados em água destilada, em estufa a 37°C, por 24 h e então termociclados. Os tempos de armazenamento pós termociclagem serão de 24h e de 6 meses, após os quais será realizado o ensaio de cisalhamento em máquina de ensaios Material System 810. Os dados serão analisados estatisticamente e posteriormente discutidos com base nos trabalhos existentes na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)