Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do ciclo de polimerizacao e de termociclagem sobre a estabilidade de cor de dentes artificiais de resina acrilica.

Processo: 06/60850-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Murillo Sucena Pita
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dente artificial   Resinas acrílicas   Ciclagem térmica (odontologia)   Estabilidade de cor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dente Artificial | Estabilidade De Cor | Resina Acrilica | Termociclagem

Resumo

Os dentes de resina acrílica têm sido amplamente utilizados por apresentarem uma união química com a resina acrílica da base protética e por possuírem um fácil desgaste durante o ajuste oclusal, no entanto apresentam uma maior instabilidade de cor. Fatores intrínsecos e extrínsecos podem contribuir para essa alteração: mudanças de temperatura e umidade, absorção e adsorção de substâncias, degradação química entre outros. Com isso, esse trabalho terá por objetivo avaliar o efeito do ciclo de polimerização e da termociclagem sobre a estabilidade de cor de dentes artificiais de resina acrílica. Serão utilizados dentes artificiais anteriores superiores (incisivos centrais) de resina acrílica de sete marcas comerciais: SR Vivodent PE, Trilux, Biolux, Artplus, Vipi Dent Plus, Biotone e Biotone IPN. Dessa forma serão obtidos 24 amostras para cada marca de dente artificial, sendo 12 submetidos à polimerização por meio da energia de microondas (Onda Cryl) e 12 à polimerização convencional por meio de banho de água quente (Clássico). Após isso, os corpos-de-prova sofrerão o tratamento térmico, com 5000 ciclos de 4°C por 30 segundos + 60 °C por 30 segundos. A cor será avaliada inicialmente, após a polimerização da resina acrílica e após a termociclagem, por meio de um Espectrofotômetro de Reflexão Ultravioleta Visível. Os dados serão tabulados e, em seguida, serão aplicados testes de comparações múltiplas entre os diferentes grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUNCAO, WIRLEY GONCALVES; ADELINO, VALENTIM; BARAO, RICARDO; PITA, MURILLO SUCENA; GOIATO, MARCELO COELHO. EFFECT OF POLYMERIZATION METHODS AND CYCLING ON COLOR STABILITY OF ACRYLIC RESIN DENTURE TEETH. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 102, n. 6, p. 385-392, . (06/60850-4)