Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade da utilização da seleção da dieta como ferramenta para determinar as exigências nutricionais dos ruminantes (Fase II)

Processo: 01/06708-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Mazza Rodrigues
Beneficiário:Roberta Passini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Estresse em animal   Ruminantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse | Gestacao | Processamento | Requerimentos | Ruminantes | Selecao De Dieta

Resumo

O projeto tem como objetivo estudar a viabilidade do uso da seleção da dieta para determinar as exigências nutricionais dos ruminantes, bem como avaliar a influência de fatores como o processamento dos alimentos, a estabilidade ruminal, o desconforto térmico e o estado fisiológico sobre o processo de escolha dos alimentos. O projeto contará com cinco experimentos. Nos experimentos 1 e 2, serão avaliados os efeitos do processamento de concentrados e volumosos sobre a seleção, o que permitirá às vacas balancearem a ingestão das dietas em função da degradação ruminal. O objetivo principal é definir se o ruminante é capaz de selecionar sua dieta em função da forma de processamento e quanto tempo leva o aprendizado. No estudo 3, será avaliada a seleção da dieta em função do conforto térmico, permitindo aos animais comporem a proporção volumoso concentrado de suas dietas em condições termoneutras e em estresse calórico, mantendo estável as condições ruminais. Nos dois últimos ensaios experimentais, será avaliada a seleção da dieta baseada na densidade energética e nos teores protéicos das mesmas, para vacas secas nos dois últimos meses de gestação, definindo se as vacas são capazes de balancear as dietas para energia e proteína mais adequadamente neste período, de forma a compensar a baixa ingestão de alimentos que geralmente ocorre. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)