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Reforma educacional: mecanismo de exclusao? (um estudo de caso na rede publica do estado de sao paulo).

Processo: 96/02186-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1997
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Helena Souza Patto
Beneficiário:Nelson Passagem Vieira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Evasão escolar   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Publica | Evasao Escolar | Politica Educacional | Repetencia

Resumo

Neste projeto e realizado uma revisão das teorias pedagógicas e dos trabalhos que discutem o tema da exclusão escolar. Através dessa breve revisão, são encontrados subsídios teóricos para sustentar críticas ao teor das mudanças propostas pela Secretaria do Estado da Educação para a rede pública do ensino no ano de 1996 e a forma como foram implantadas, levando a hipótese de que essas mudanças podem ser geradoras de novos mecanismos de exclusão escolar. Para avaliar essa-hipótese, será realizado um estudo de caso, sobre 2 aspectos: quantitativo (onde se verificará os motivos da evasão escolar no ano de 96 e o rendimento com parado de 95/96) e qualitativo (acompanhamento de grupo). (AU)

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