Busca avançada
Ano de início
Entree

A influencia de professores orientadores no comportamento informacional de alunos de pos-graduacao da area de ciencias humanas e sociais.

Processo: 07/50643-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Marli Vítor da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fontes de informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento De Busca | Fontes De Informacao | Habitos De Busca | Uso De Informacao

Resumo

Estudo da influência de professores orientadores no comportamento informacional de alunos de pós-graduação da área de Ciências Humanas e Sociais. A competência para se lidar com informação não é uma habilidade inata, mas precisa ser desenvolvida. No ambiente acadêmico, ela deveria fazer parte da formação do pesquisador, pois para que se produzam pesquisas de qualidade, o acesso às fontes de informação de qualidade é fundamental. Com este projeto objetiva-se: Identificar a orientação de uma amostra de professores/orientadores de pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais ministrada a seus orientandos na busca e uso de informações para realização de suas dissertações; Contribuir para a compreensão do comportamento de busca e uso de informação de professores/orientadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas e verificar a sua relação com a orientação sobre comportamento informacional ministrada pelos orientadores a seus orientandos. Participarão da pesquisa uma amostra proporcional composta por 30 docentes (cerca de 30% da população) dos quatro Programas de Mestrado sediados na Unesp de Marília. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário, que serão analisados quantitativamente e qualitativamente. Espera-se, que compreendendo os mecanismos utilizados pelos indivíduos na busca e uso da informação, se possa contribuir para a melhoria dos sistemas de informação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)