Busca avançada
Ano de início
Entree

A eficacia das normas de protecao ao patrimonio cultural - analise, em sao paulo, da protecao do patrimonio edificado via tombamento.

Processo: 02/01436-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direitos Especiais
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Campos de Oliveira Faria
Beneficiário:Julia Azevedo Moretti
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Preservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficacia Jus-Dogmatica | Eficacia Jus-Sociologica | Patrimonio Cultural | Preservacao | Tombamento

Resumo

A Constituição Federal coloca como dever do Estado a promoção e proteção à cultura (art. 216 parágrafo 1º). A execução de uma política de preservação depende da existência de instrumentos legais que a efetivem. Dos diversos instrumentos legais disponíveis, o tombametno é apontado como o principal, e as políticas de preservação praticamente se restringiram a esse instrumento. Tal fato é criticado por especialistas tais como Dora Alcântara e Sonia Rabelo, que apontam as inúmeras deficiências do tombamento enquanto instrumento e enquanto base de uma política. Assim, busca-se avaliar a eficácia das normas de proteção ao patrimônio cultural, tanto no âmbito jus-dogmático quanto no âmbito sociológico, com foco no tombamento de bens imóveis integrantes do patrimônio edificado, sobre o qual é proposto um estudo de caso no município de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)